Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

Clínica em Goiânia promove arraiá para crianças com necessidades especiais

Crianças em reabilitação participam de festa (F: Divulgação)
Na última sexta-feira (23), o Centro Goiano de Reabilitação Neurofuncional (CGRN), localizado em Goiânia, e especializado em terapia intensiva para crianças e adolescentes, realizou o Arraiá CGRN para 23 pacientes. Durante o evento, crianças de 2 a 15 anos de idade com deficiências puderam vivenciar cada detalhe de uma das festas mais populares do Brasil. O evento teve barracas de brincadeiras como pescaria e uma grande variedade de comidas típicas como pamonha, caldos e canjica, além da tradicional quadrilha, na qual as crianças dançaram acompanhadas de terapeutas, pais e mães.

Para a fisioterapeuta especializada em Treinamento Neuromotor Intensivo e fundadora do CGRN Silvana Vasconcelos, proporcionar esses momentos para mães e pais de crianças com deficiência também é parte do trabalho de reabilitação. Essas famílias enfrentam o desafio de equilibrar o papel de cuidadores e outras responsabilidades, como trabalho, administração doméstica e autocuidado. Tudo isso somado ainda às preocupações com relação ao futuro dos filhos.

“O equilíbrio pode ser extremamente exigente e desgastante e lidar com essas preocupações exige planejamento e suporte adequados, por isso esses momentos de inclusão em uma data tão especial do nosso calendário dá a eles a chance de curtir momentos fora da rotina de terapias. Como fisioterapeuta, meu papel é apoiar e oferecer recursos para ajudar essas mães e pais a enfrentarem essas dificuldades e promover o bem-estar de seus filhos e de si mesmos”, conclui.

Comentários