Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Anápolis recebe etapa do passeio ciclístico Pedala Tour pela primeira vez no dia 30 de julho

Evento será gratuito (F: Divulgação)
Os amantes do ciclismo já podem ir se preparando. Anápolis vai sediar pela primeira vez, no dia 30 de julho, uma etapa do circuito Pedala Tour, um dos maiores eventos de ciclismo do país. Gratuito, o passeio é voltado para toda a família e está estruturado para reunir 1,5 mil apaixonados por bikes de toda a região.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 5 e 27 de julho, ou enquanto durarem as 1,5 mil vagas, exclusivamente pelo site oficial do evento: www.pedalatour.com.br. Todos os inscritos vão receber um kit que contém camiseta, squeeze, sacochila e boné.

A largada e a chegada serão no Ginásio Newton de Faria, que fica na Avenida Senador José Lourenço Dias, sem número, Setor Central. Na área externa do ginásio será montada a Arena Pedala, estrutura que dará apoio aos ciclistas e vai funcionar das 6h às 10h. 

No local, além da tenda para retirada dos kits no dia do evento, serão disponibilizados serviços de saúde, como aferição de pressão e glicemia, orientação para treinos, avaliação corporal e bioimpedância. O espaço também contará com posto médico e ambulância de plantão para emergências. 

Ainda na Arena, a organização irá disponibilizar uma bicicletaria com técnicos para realizar, gratuitamente, pequenas manutenções de emergência nas bikes dos inscritos entre 6h e 10h. 

O percurso total do passeio será de 10 quilômetros pelas ruas e avenidas da região, com tempo de duração estimado de uma hora.

Podem participar ciclistas a partir de 14 anos, além de adultos e idosos. Os participantes inscritos concorrem a duas bicicletas que serão sorteadas no final do evento. 

O Pedala Tour tem como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos e de hábitos que resultem em bem-estar e melhorias na qualidade de vida dos participantes, além de conscientizar quanto ao uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte sustentável e que não gera poluição.

Alongamento

Antes de pedalar, os participantes terão uma aula coletiva de alongamento, que acontecerá a partir das 8h15 na Arena. A largada está marcada para às 8h30. 

No ponto de concentração, os participantes também terão frutas, água e sucos à disposição para consumo. 

Durante todo o trajeto, os ciclistas serão acompanhados por um mini trio elétrico que promete agitar o evento. Para garantir a segurança de todos, as vias estarão fechadas e sinalizadas. Uma equipe de ciclistas guias acompanhará o grupo, garantindo uma atividade tranquila e segura. 

Comentários