Goiás investe em segurança pública com rede de videomonitoramento guiada por inteligência artificial

F: L8 Goiás acaba de ganhar um reforço na segurança pública. Isso porque uma parceria do Estado com as empresas Paladium e L8 irá contemplar a implantação e a operação do sistema de videomonitoramento com inteligência artificial. Ao todo, serão fornecidas 564 câmeras, além de quatro Centros de Inteligência, Comando e Controle para a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, a Região da 44, em Goiânia, e a cidade de Goiás. “Esse é um sistema que oferece às autoridades do estado informações em tempo real para decisões mais rápidas e efetivas. É tecnologia de ponta trabalhando como extensão da segurança pública, com ganhos diretos para a proteção e o bem-estar da população e fortalecendo o desenvolvimento regional”, afirma Leandro Kuhn, CEO da L8 . O contrato foi firmado após pregão eletrônico e terá duração de 60 meses, com possibilidade de prorrogação. Além das câmeras, estão sendo fornecidas soluções tecnológicas que permitem reconhecimento facial, identificação de veícu...

Mitos e verdades sobre energia solar: saiba como melhorar o consumo consciente

O ano de 2022 tem evidenciado os benefícios da energia solar no Brasil, que já bateu os 17 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas. Goiás não fica atrás e é o quinto estado com maior número de instalações. São mais de 13 mil sistemas instalados no primeiro semestre deste ano, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado. Com um mercado consumidor cada vez mais amplo, surgem muitas dúvidas. Fato é que esse tipo de energia é uma fonte limpa e renovável, que não utiliza qualquer tipo de combustível fóssil ou emite gás poluente na atmosfera.

Para ajudar a esclarecer as principais dúvidas, o diretor técnico da Yellot Jilson Brasil, que é especialista no assunto, aborda os principais mitos e verdades sobre a energia solar no Brasil. Confira:

Com um sistema de energia fotovoltaica é possível "zerar" a conta de energia

MITO. Mesmo gerando energia acima do que se consome ainda não é possível zerar a conta. Isso porque a maioria das distribuidoras de energia cobram um mínimo para manter o consumidor conectado na rede. Há também as taxas de iluminação pública e alguns impostos. Mesmo assim, é possível reduzir em até 95% o valor da fatura de energia.

É muito caro

MITO. O custo é alto, mas o retorno é excelente. Com três anos, em média, o valor investido já foi pago com as reduções de até 95% na conta de energia.

A energia solar é um investimento de longo prazo

MAIS OU MENOS. Na verdade, trata-se de um investimento de longa durabilidade. O retorno do investimento em energia solar tem variado entre três e cinco anos. Levando em consideração a vida útil mínima dos painéis solares, que é de 25 anos, após recuperar o capital investido, o sistema de energia fotovoltaica irá oferecer, no mínimo, 20 anos de economia na conta.

É preciso solicitar autorização para instalar o sistema fotovoltaico

VERDADE. É preciso solicitar a autorização junto à concessionária de energia da sua região para a instalação de uma usina solar. A empresa contratada é a responsável por fazer essa solicitação, depois de passar todas as informações ao cliente.

Painéis solares só podem ser instalados em telhados

MITO. A instalação dos módulos fotovoltaicos pode ser feita em telhados, fachadas, no solo e na água, e podem ser instalados em casas, comércios e indústrias.

Os painéis solares podem danificar o telhado

DEPENDE. Quando instalados por profissionais qualificados, os painéis formam uma camada protetora ao telhado. Por outro lado, se a instalação for mal feita, há riscos de danos.

O custo de manutenção é elevado

MITO. Uma das vantagens da energia solar é a baixa manutenção. São necessárias manutenções preditivas, preventivas e corretivas para a boa eficiência da usina, mas elas são relativamente baratas comparadas aos benefícios que geram ao sistema. Recomenda-se lavar os módulos pelo menos duas vezes por ano ou quando necessário.

É possível aquecer a água com energia solar

MITO. Os módulos de energia solar fotovoltaica geram eletricidade que alimenta o quadro de energia através da luz do sol. Os módulos de aquecimento solar são um sistema diferente, chamado de energia solar térmica, que tem como função usar o calor do sol para aquecer a água.

Comentários