Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

Prefeito de Iporá, Naiçoitan Leite, se entrega à polícia

Naçoitan chega à delegacia (Reprodução TV Anhanguera)
O prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (sem partido), se entregou à polícia na manhã desta quinta-feira. Ele estava foragido desde que invadiu a casa da ex-mulher e atirou ao menos 15 vezes contra ela e o atual namorado. A invasão foi filmada por câmeras de segurança. A prisão preventiva foi no mesmo dia do crime.

Naçoitan ficou conhecido nacionalmente logo após as eleições presidenciais de 2022, quando enviou áudios a amigos defendendo a "eliminação" do presidente Lula (PT) e do ministro do STF Alexandre do Moraes, à época presidente do TSE.

Em nota, a defesa do prefeito, que enfrenta um pedido de impeachment na Câmara Municipal de Iporá, disse que, apesar de disparar duas armas contra a ex e o companheiro dela, não teve a intenção de ferir ninguém. Naçoitan diz estar à disposição da justiça.

Comentários