Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Prefeito de Iporá, Naiçoitan Leite, se entrega à polícia

Naçoitan chega à delegacia (Reprodução TV Anhanguera)
O prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (sem partido), se entregou à polícia na manhã desta quinta-feira. Ele estava foragido desde que invadiu a casa da ex-mulher e atirou ao menos 15 vezes contra ela e o atual namorado. A invasão foi filmada por câmeras de segurança. A prisão preventiva foi no mesmo dia do crime.

Naçoitan ficou conhecido nacionalmente logo após as eleições presidenciais de 2022, quando enviou áudios a amigos defendendo a "eliminação" do presidente Lula (PT) e do ministro do STF Alexandre do Moraes, à época presidente do TSE.

Em nota, a defesa do prefeito, que enfrenta um pedido de impeachment na Câmara Municipal de Iporá, disse que, apesar de disparar duas armas contra a ex e o companheiro dela, não teve a intenção de ferir ninguém. Naçoitan diz estar à disposição da justiça.

Comentários