Governo federal amplia em 92% número de bolsas para formação de especialistas na área da saúde

(F: Victor Gautier/MS) O Governo do Brasil aumentou em 92% o número de novas bolsas concedidas para programas de residência em saúde. Em 2026, a pasta vai financiar 3.483 novos auxílios, enquanto em 2025 foram concedidos 1.813. O montante consolida o Ministério da Saúde como o principal financiador de bolsas de residência em saúde no Brasil.   A iniciativa fortalece a formação de especialistas e a assistência à população em regiões prioritárias do país, por meio de ações como o Agora Tem Especialistas, programa que busca expandir o acesso à saúde especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).   A ampliação da concessão de auxílios financeiros é resultado da seleção de programas de residência médica e de residência em área profissional da saúde, no âmbito do Pró-Residências (Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas e Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde).   TIPOS —  ...

Goiás tem 87% do território atingido pela seca

Entre abril e maio, a seca seguiu sendo registrada em 100% do território do Distrito Federal. Em Goiás o fenômeno se manteve em 87% do território do estado nesse período. É a maior área com seca no estado desde novembro do ano passado, quando o fenômeno foi observado em 88% do território.

Em Mato Grosso do Sul a área com seca diminuiu de 40% para 31% nesses dois meses, enquanto em Mato Grosso houve o aumento do território com seca de 66% para 70% do estado.

Na comparação entre abril e maio, a intensidade da seca se manteve estável tanto no Distrito Federal (somente com seca fraca) quanto em Goiás (com estabilidade nas áreas com seca fraca, moderada e grave). Em Mato Grosso ocorreu um leve abrandamento do fenômeno com a redução das áreas com seca grave e moderada. Em Mato Grosso do Sul a seca também ficou mais branda no período com o desparecimento de áreas com seca grave e a redução da seca moderada no território sul-mato-grossense.

Comentários