Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

Dia Nacional do Teste do Pezinho: Triagem Neonatal avanços e desafios

A Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) realizará O debate sobre “Ampliação da triagem neonatal: avanços e desafios”, no dia 6 de junho, com transmissão online no perfil do Instagram do SBTEIM .

A live será mediada pelos médicos Carolina Fischinger - Geneticista do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - e Thiago Oliveira - geneticista com residência em Genética Médica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Também vão participar duas cuidadoras, a Suhellen Oliveira da Silva, mãe de uma criança com AME (Atrofia Muscular Espinhal); e a Viviane Mesquita, mãe de pacientes com Tirosinemia tipo 1.


O teste do pezinho ampliado é capaz de diagnosticar mais de 50 doenças logo após o nascimento. Detectar essas enfermidades antes das primeiras manifestações clínicas pode ajudar a prevenir complicações graves. Através do diagnóstico e tratamento precoces, é possível reduzir significativamente as sequelas e os custos financeiro e social causados pelas doenças raras.


Entre as 50 doenças detectadas estão a atrofia medular espinhal (AME), a fenilcetonúria e as doenças lisossômicas de depósito que incluem as Mucupolissacaridoes (MPSs).


Além de fazer o Teste do Pezinho em seus bebês, os pais devem ficar atentos aos sinais de alerta. Nem todas as doenças genéticas apresentam sintomas antes de causar grandes e até irreversíveis danos à saúde da criança, mas há indicadores que podem sugerir a busca por um especialista para uma avaliação mais a fundo.


Os sinais das doenças raras costumam variar de sintomas de doença para doença e de pessoa para pessoa, no caso da MPS Tipo I e II costumam surgir na infância, com quadros clínicos variáveis de pessoa para pessoa, o que dificulta e retarda o diagnóstico. A doença acomete vias aéreas, ouvidos, abdome, pele, face, ossos e articulações, olhos, fígado, coração e, em alguns casos, o cérebro. É comum ocorrer aumento de órgãos, como fígado e baço.


A MPS II acomete tipicamente o sexo masculino e a falta do tratamento adequado pode levar à morte do paciente na segunda década de vida. Entre as consequências das MPS podem estar: limitações articulares, perda auditiva, problemas respiratórios e cardíacos, aumento do fígado e do baço, e déficit neurológico. Otites de repetição, associadas a problemas respiratórios recorrentes, além de hérnias, são sinais que, se associados, devem indicar a procura urgente de um especialista.


Serviço:

Data: 6 de junho

Horario: 19 Horas Perfil: SBTEIM https://www.instagram.com/sbteim/

Live: “Ampliação da triagem neonatal: avanços e desafios”

Mediação: Dra. Carolina Fischinger @fischingerdesouza e o Dr. Thiago Oliveira @geneticamed

Comentários