Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

CEI da Comurg deverá apresentar em meados de agosto relatório final acerca das investigações

Reunião define últimos atos da CEI (Reprodução)
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga possíveis irregularidades na administração da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) deverá concluir os trabalhos nos próximos dias. De acordo com o presidente da CEI, vereador Ronilson Reis (sem partido), na quarta-feira (28) será anunciado o fim das convocações para oitivas e a abertura do prazo para que o relator, Thialu Guiotti (Avante), possa elaborar e apresentar o relatório final das investigações.

Na quarta-feira, apresentarei requerimento encerrando o prazo para a convocação de depoentes, abrindo, então, o prazo para o nosso relator produzir o documento. Na Câmara, os trabalhos irão até o dia 15; depois, a Casa entra em recesso, por 15 dias. Dessa forma, acredito que a apresentação do relatório deverá ocorrer em meados de agosto”, destacou Ronilson, na 28a reunião da CEI, realizada na tarde desta segunda-feira (26).

Segundo o vereador Thialu Guiotti, a elaboração do relatório final da CEI da Comurg já foi iniciado. Ele pretende, até a apresentação do documento, em agosto, recolher, por escrito, a contribuição de cada membro da Comissão ao relatório. “Cada vereador poderá colaborar, a partir daquilo que ouviu dos depoentes e da análise do material recebido”, afirmou. “Quero saber o que cada membro da CEI tem a sugerir, a informar, a sugestionar. Em tese, isso não seria necessário, mas é uma medida que decidi adotar, enquanto relator, e que julgo de fundamental importância”, argumentou.

Conforme revelou o parlamentar, já são mais de 4,5 mil páginas a serem analisadas, além das oitivas realizadas desde o início das reuniões da Comissão Especial de Inquérito, no dia 17 de março. “Tenho seis advogados de minha equipe trabalhando nesse relatório, que, com certeza, será um relatório denso”, acrescentou Thialu, estimando para cerca de 30 dias, após o encerramento das últimas oitivas, a entrega do relatório final.

Últimas oitivas

Na reunião desta segunda-feira, o presidente da CEI, Ronilson Reis, lembrou que dois últimos convocados ainda deverão ser ouvidos pelos vereadores: Jakeline Dutra de Aguiar Assunção, proprietária da Sobrado Materiais para Construção; e Rairton Paulo de Assunção, que responde pela Gyn Comercial e Atacadista. Ambos, segundo Ronilson, são casados e prestam serviços à Comurg, cada qual por meio da sua empresa. Tanto Rairton quanto Jakeline já foram intimados pela CEI, mas não compareceram. Uma nova convocação, para esta quarta-feira, deverá ser encaminhada ao casal.

Nesta terça-feira (27), não haverá reunião da CEI. Os vereadores aprovaram requerimento suspendendo os trabalhos em função de convocação do secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves, para prestar esclarecimentos à Comissão de Finanças da Câmara, a partir das 14 horas, na Sala de Reunião das Comissões – mesmo horário e local em que ocorrem as reuniões da CEI da Comurg. Outros três requerimentos foram aprovados pela Comissão, solicitando o envio de planilhas referentes aos serviços de manutenção de peças, instalação de pneus novos e recapados, nos últimos cinco anos, nos caminhões da Comurg. Nova reunião foi convocada para a tarde de quarta-feira.

Comentários